quarta-feira, 12 de outubro de 2011

MUCOCELE



Mucocele é nome dado a uma lesão cística benigna (normalmente contendo saliva em seu interior), assintomática e causada pelo rompimento do ducto de glândulas salivares menores da cavidade bucal. Geralmente é causado por um trauma local. É de cor azulada, sendo geralmente encontrada mais em crianças e adultos jovens.
A localização mais comum para se encontrar uma mucocele é a superfície do lábio inferior. Também pode ser encontrado no revestimento interno da bochecha, no ventre da língua e no assoalho da boca. Quando encontrada no assoalho da boca, a mucocele é conhecida como rânula. São raramente encontradas no lábio superior.
O tamanho das mucoceles variam de 1 mm a vários centímetros. A sua duração pode ser de dias a anos, e pode ocorrer inchaço recorrente com ocasional ruptura de seus conteúdos.
Microscopicamente, as mucoceles apresentam-se como um tecido de granulação envolvendo mucina. Como a inflamação ocorre concomitantemente, neutrófilos ehistiócitos geralmente estão presentes.
TRATAMENTO:
Algumas mucoceles resolvem-se espontaneamente após um curto período. Outras são crônicas e exigem remoção cirúrgica total ou marsuapialização (remoção do teto da lesão). Pode ocorrer recidiva, sendo necessário, nestes casos, a remoção de glândula salivar adjacente como medida preventiva.

Um comentário:

  1. eu gostaria de saber se esta coisa causa algum problema para saude? E se nao tem perigo de se desenvolver para algo mais grave, com um cancer ou outra coisa? Ou se eu vou perder pedaço da minha boca? E se supor, logico que é só uma hipótese (eu nao seria tao burro),o que aconteceria se eu estourasse "mucocele" com uma agulha e vazasse um liquido parecido com a saliva, eu nao vou morrer, nao né! Ela vai ficar tranquila no lugar dela?

    ResponderExcluir